Sagrado Coração de Jesus

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Esta devoção é muito antiga na Igreja, mas foi impulsionada pelas “revelações” particulares de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, na França.

No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento,  Santa Margarida Maria Alacoque teve uma “revelação” de Jesus que, descobrindo seu Coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.

Desde então, a Igreja celebra, na sexta feira depois da oitava da festa de Corpus Christi, a festa do Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com os desejos de Jesus, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas. Em todas as igrejas se fazem neste dia, solenes atos coletivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho.