Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos…

Texto de P. Alcides Marques, CP

É o quinto desejo do Pai-Nosso. Nós precisamos do perdão de Deus, todos os dias de nossa vida. Mas precisamos também perdoar e ser perdoados. A tradução literal de pecado é “errar o alvo”. O pecado é um erro de direção: miramos o alvo e a flecha cai ao lado. Sentir-se pecador é sentir que se perdeu o eixo da vida. 

O pecado está presente, por exemplo, no segundo livro de Samuel que conta a história do rei Davi (2 Sm 11,1-27; 12,1-15). Davi interessou-se pela mulher de Urias, e para se apoderar dela, colocou o marido no ponto mais perigoso da frente de batalha. Diante da advertência do profeta Natã, Davi exclamou: “Pequei contra o Senhor” (2 Sm 12,13).

Ao pecar contra a vida, Davi atingiu a Deus: fonte da vida. Com a sua ação, ele cometeu uma injustiça e utilizou o seu cargo de rei para fazer do outro um objeto seu. Davi fez de Urias um objeto; fez de Bersabéia, mulher de Urias, um objeto. Mas acontece que no plano de Deus, Bersabéia e Urias são pessoas, sujeitos. Mais do que agir contra ambos, Davi agiu contra Deus. Errou o alvo.

E porque precisamos do perdão de Deus, devemos aprender a perdoar os outros (e a nós mesmos). Perdoar é reconhecer que a pessoa é maior de que seus atos. É não aprisionar uma pessoa nas consequências negativas de seus atos. Perdoar não é esquecer, mas não levar em conta; não levar em conta por causa de Deus e por causa do amor. Não é um ato de fraqueza, mas de força.

Mas temos o direito de reclamar a justiça. O perdão não pode servir como um meio de acobertar a injustiça. A Bíblia coloca a misericórdia ao lado da justiça, mas a misericórdia vem antes. Em outras palavras: eu devo perdoar primeiro, mas tenho o direito de exigir que o outro corresponda ao perdão recebido, que repare de alguma forma o dano provocado, que demonstre a sinceridade do arrependimento. Perdoar é dar uma chance à vida. Perdoar faz bem. Muitas doenças podem ser evitadas ou curadas quando nos libertamos de ressentimentos.

Devemos perdoar também a nós mesmos. São João diz o seguinte: “se nosso coração nos acusa, Deus é maior do que nosso coração” (1Jo 3,20). Muitas vezes, não conseguimos perdoar nem a nós mesmos. Deixe que Deus te perdoe. Faça isso agora!!!