O peso da realidade

Texto de P. Alcides Marques,CP

“Viver sem sonhar, não é viver”. Não sei se você já ouviu esta frase antes. Mas ela é tradutora da necessidade que temos de colocar para nós mesmos desafios a serem atingidos, mesmo que aparentemente pareçam difíceis.  Se ficarmos prisioneiros das nossas capacidades e possibilidades atuais, vamos ficar para sempre patinando; dando volta ao redor de nós mesmos, como o cachorro tentando pegar o próprio rabo. No entanto, não podemos viver só de sonhos. É preciso também aprender a lidar com a realidade.

Não é nada fácil viver a vida real. A proliferação do uso de drogas – lícitas ou ilícitas – é o melhor exemplo dessa tentativa (inútil) de se fugir da realidade. É por isso que sentimos tanta saudade da nossa infância, uma época em que podíamos dar a luxo de viver quase que somente de fantasia. Mas depois, isso acabou. Alguns levam a vida do que jeito que dá, sem se importar muito com o seu significado. Mas, a maioria de nós não quer viver assim. Precisamos encontrar algum sentido no viver. Mas como?

Uma coisa é certa: nós não temos o controle da vida. Feliz daquele (a) que o mais cedo possível puder constatar tal princípio. A vida não é e nunca será exatamente do jeito que nós gostaríamos que fosse. Alguma coisa sim pode ser do que jeito que planejamos e devemos fazer o possível para que aconteça assim. Mas não podemos nos iludir. Não temos como controlar a vida 100%. Pare um pouco e procure elencar os desafios que a realidade tem imposto à sua vida. São desafios que você não queria, mas que a vida tem colocado a você. Não pergunte: o que eu quero da vida, mas o que a vida quer de mim? Procure em primeiro lugar aceitar tais desafios, aceitar não é a mesma coisa que se conformar. Aceitar uma doença crônica – como diabetes – é o primeiro passo para que você possa enfrenta-la. Infelizmente tem gente que não aceita a “sua” realidade e por isso vive dando “murro em ponta de faca”, destruindo a si mesmo. Responsabilidade tem a ver com resposta. A pessoa responsável é aquela que responde à vida.

A vida real oferece imensas oportunidades de felicidade, mas tem um peso. É a dimensão da dor e do sofrimento. Ninguém vive sem sofrer. Às vezes, você perde um tempo precioso de sua vida nutrindo um sentimento de inveja para com alguma pessoa, imaginando que ela é plenamente feliz. Mas isso é uma tolice. Ninguém é plenamente feliz. Pelo menos nesta vida. Não queira, portanto, uma vida sem peso, sem problemas ou dificuldades. Não queira o que não é possível querer.

A fé não vem para eliminar o peso da vida. Quem promete isso, está querendo te enganar. O sentido da fé, viver com fé, é tornar o peso da vida um peso leve, que pode ser facilmente carregado. É isso o que promete Jesus. “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11,28-30). Jesus não promete que você vai viver sem problemas, mas promete que você vai ter condições de enfrentá-los.  E enfrentá-los com leveza. Cuidado com os vendedores de ilusão! Tem gente disposta a pagar caro para comprar ilusão. Mas você não vive de ilusão, você vive de realidade. Não é mesmo!?