Casamentos

GUIA DE NOIVOS

  1. Os horários disponíveis para a celebração de casamentos são os seguintes: sexta-feira (20:00) ou sábado (20:00). Antes de agendar casamentos na época da quaresma, é necessário conversar com o Pároco.
  2. A celebração de um casamento dura em torno de 40 minutos, desde que comece na hora combinada. Lembre-se que os atrasos irão comprometer a qualidade da celebração.
  3. Quanto aos padrinhos, em termos de documentação, são exigidos apenas 2 (dois). No entanto, é convencional um número maior de padrinhos. A nossa Igreja não comporta mais do que 5 padrinhos (10 pessoas) do lado do noivo e 5 (10 pessoas) do lado da noiva. O ideal seria que houvesse até menos padrinhos. Mas, a escolha é dos noivos.
  4. Os noivos têm liberdade para escolherem fotógrafos e músicos de sua preferência. A nossa Paróquia apenas sugere alguns nomes, mas os noivos têm toda a liberdade para escolherem profissionais de sua preferência. Cuidado com “profissionais” despreparados e que mais prejudicam do que ajudam a celebração.
  5. Já no que diz respeito a floricultura, somente será permitida a floricultura credenciada. Razão dessa prioridade: a) preservação dos bancos da Igreja, uma vez que a floricultura vai ter todo o cuidado com a colocação das flores; b) o fato da floricultura credenciada colocar flores na Igreja em todos os finais de semana, mesmo que não haja casamentos. Sugerimos que antes de agendar casamentos em nossa Paróquia, os noivos façam uma visita na floricultura credenciada para saber se a mesma preenche ou não suas expectativas.
  6. A nossa igreja não aceita a atuação de cerimonial dentro do recinto da igreja. Existe uma equipe da própria igreja preparada para organizar a celebração, segundo as orientações dos padres da Igreja.
  7. O agendamento de casamento pode ser feito com até 1(um) ano de antecedência da data do casamento. Trazer o RG dos dois. O agendamento deve ser feito pelo noivo ou pela noiva. Razão: é preciso que concordem com as condições dessa Paróquia para evitar problemas futuros.
  8. Existe uma taxa de agendamento, que será posteriormente debitada da taxa do próprio casamento. No entanto, havendo desistência (após 7 dias) a taxa não será devolvida. A razão desse procedimento é dificultar que pessoas agendem o horário, bloqueando para outros, sem compromisso com a realização do casamento nessa Igreja.
  9. Processo matrimonial – Não basta agendar a data do casamento e esperar a realização do mesmo. É preciso encaminhar o processo matrimonial com pelo menos 1 mês de antecedência. Observem que durante três semanas é preciso que os nomes dos noivos estejam fixados no mural da sua Paróquia. Os noivos precisam apresentar a certidão de batismo com data recente e o comprovante de participação no curso de noivos.
  10. Quem vai oficiar o casamento religioso será um dos padres (ou diáconos) da própria Paróquia São Sebastião. No caso de ausência, os padres da paróquia se encarregarão de encontrar um substituto adequado.
  11. É possível trazer outro padre (ou bispo, diácono) para presidir o casamento. Procedimento: informar a secretaria paroquial com antecedência o nome do padre (ou bispo, diácono).  Observe que todos os padres que atuam legalmente na diocese de São Carlos e na Província do Getsêmani (Congregação Passionista) serão autorizados. No caso de outros padres, é preciso uma conversa pessoal com o responsável (Pároco) da Paróquia.