Acredite e acontecerá?

Texto de P. Alcides Marques, CP

Não sei se você já ouviu falar do livro e/ou do filme-documentário “O segredo”? (The Secret). O filme fez um grande sucesso e o livro tornou-se um best-seller. Por que o segredo? Exatamente porque pretende revelar o segredo mais importante da vida para seus leitores. É a chamada lei da atração. Do mesmo modo que existe a lei da gravidade, existe a lei da atração. E esta lei consiste no seguinte: as coisas na sua vida acontecem em sintonia com aquilo que você pensa, ou seja, aquilo que você pensa você atrai para si. Pensamentos de sucesso atrairão o sucesso. Pensamentos de saúde atrairão saúde. E assim sucessivamente. Será?

Para “O Segredo”, a solução para os grandes problemas da vida seria bem simples: basta alterar a maneira habitual dos nossos pensamentos para que as coisas aconteçam exatamente do jeito que nós queremos.  Portanto, não basta querer. É preciso que os pensamentos sejam encaminhados em direção àquilo que realmente queremos. Toda lógica do livro (filme) está na linha de nos ajudar a pensar corretamente. Uma mágica! Um milagre!

Seria tão bom que a vida fosse assim. Bastaria que fizéssemos um mutirão de pensadores para acabar com a fome, as guerras, a violência, a corrupção. Não precisamos nem ficar no Brasil, basta lembrar a crise econômica que atravessa os EUA e muitos países da Europa. Sejamos claros: os nossos pensamentos não tem o poder de fazer a realidade ser do jeito que queremos. Os autores de O Segredo tiveram um enorme sucesso financeiro, mas seus leitores nem tanto.

Por que será que em nosso mundo os vendedores de ilusão tem tanto sucesso? Seguramente porque tem muita gente disposta a comprar ilusão. Estamos vivendo num tipo de sociedade chamada de “sociedade da gratificação imediata”. Temos remédios capazes de “resolver” magicamente todos os nossos problemas. Os livros de autoajuda são sempre campeões de venda. “Igrejas” que vendem milagres são sempre concorridas. Queremos as soluções para ontem.

O cristianismo não apresenta em sua origem uma proposta de vida nesta linha. A proposta de Jesus de Nazaré é a proposta do seguimento. A palavra seguimento supõe caminhada, movimento, ação. O que nós estamos realmente precisando é de mais empenho, ação, coragem de caminhar; e menos sonhos e devaneios. Não precisamos de soluções mágicas porque as soluções estão em nós, nesta capacidade divina que Deus colocou em cada um de nós através dos dons que recebemos. Experimente viver, simplesmente viver, viver cada momento com todas as suas possibilidades. Isso é caminhar.

O filme tem um pedaço de razão. A mente humana pode mudar a realidade. Não que a realidade vai ser do jeito que pensamos, mas os nossos pensamentos somados às nossas ações vão seguramente influenciar poderosamente na nossa realidade. Não podemos pensar sem agir, esperando que os pensamentos modifiquem a realidade; mas também não podemos agir sem pensar, sem ter um rumo, uma direção. Termino revelando o que eu entendo ser o grande segredo da vida: pensar e agir. Com amor, é claro. Com Deus, é claro. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).